UNIVERSIDAD POLITÉCNICA E ARTÍSTICA DEL PARAGUAY - UPAP
RECTORADO Y FACULDAD DE ESTÚDIOS DE POSTGRADO
AVENIDA ALEJO GARCIA C/ CONSTRUCIÓN - CIUDAD DEL ESTE - PARAGUAY
Ministrante Professor Doutor Stélio João Rodrigues
Mestranda Roseli Maria Reimann - turma H
SÍNTESE CRÍTICA
A ética como atitudes na educação já vem desde os primórdios dos tempos, na família a criança desde que nasce já deve ser entendida como gente e de tal forma respeitada.
Tanto a família quanto na escola deve-se usar de muito diálogo, respeito, justiça, amor e compreensão para que as crianças possam assimilar e compreender os valores através de conhecimentos trabalhados que os auxiliem a construção de sua cidadania.
Cada pessoa deve ter a capacidade de conhecer a si próprio devendo ter consciência e valorização de sua existência.
A ética não nasce com os indivíduos e sim é ela é desenvolvida pelas bases da sociedade, na família e na escola.
Na vida de nada temos certeza, somente de que nascemos e que iremos morrer e neste meio tempo é que ocorre o desenvolvimento do ser humano, pois não nascemos prontos e nem conhecedores da moral e da ética de nossa sociedade.
Entrando neste período de desenvolvimento alguns membros da sociedade que irão atuar e contribuir na formação de um indivíduo cidadão.
Dentro desses segmentos, destaca-se a escola como um dos principais autores modificadores de nossa história social, auxiliando-nos com metódos e processos que nos viabilizem à reconhecer qual é o papel a nós determinados dentro de suas relações sociais e culturais, de forma que esses conflitos geram alterações positivas ou negativas em nossa entidade pessoal, muitas vezes nos destacando em sermos únicos como criaturas.
Com o auxílio da família e da escola temos a possibilidade de formarmos uma personalidade firme com nuances irrepreensíveis de comportamento, principalmente a educação tem uma forte influência da Educação Ambiental que tem como norteador permanente para preservar a qualidade de vida.
É necessário que tenhamos consciência de que é nossa responsabilidade a preservação do meio onde vivemos, sendo importante tomarmos cuidado de praticarmos a sustentabilidade do planeta, efetuando a manutenção e conservação dos recursos naturais.
Por isso é tão importante que as escolas trabalhem de forma multidisciplinar os conteúdos da Educação Ambiental, pois os mesmos podem ser relacionados de modo interdisciplinar e transdisciplinar em todos os momentos da aprendizagem em ambientes escolar adequando-se ao currículo escolar.
A Educação Ambiental vem alterar de forma profunda a educação de como a conhecemos, visando não só a utilização racional dos recursos naturari do meio ambiente.
Dentro dos princípios didáticos e pedagógicos da educação vemos que o adulto traz consigo a sua história pessoal, das suas vivências, mas, as crianças como se costuma dizer ainda são umas páginas em branco para serem escritas, para tanto a educação e principalmente com os professores tem a forte responsabilidade de rascunhar e fazer acertos nessas páginas, pois todos são gente e como tal devem ser respeitados; cidadãos de um futuro próximo a tarefa do educador de criar condições para despertar a mente do aluno, criando situações para que o mesmo desenvolva a criatividade e o que a eles é ensinado lhes provoque um grande impacto.
Após o professor provocar o impacto em seus alunos deverá coordenar este estado para que o aluno realize pesquisa e investigações para acomodar os conhecimentos adquiridos dessa forma e efetivá-los.
A ética e a dignificação do ser humano engloba o sentimento de respeito que possui-se por si e para o restante dos seres vivos onde o educador deve orientar, apoiar, conscientizar, reconhecer e promover esperança para com o produto da nossa cultura e de nossa postura diante de uma sociedade emergente.
Para tanto devemos confiar menos na tecnologia e promover o ser humano e o contato com os demais.
Os valores que a educação trabalha devem ser considerados pois fazem parte de um complexo processo da existência cultural do indivíduo.
Quando se cria um novo valor devemos ter em mente que ao acontecer isso não mexe somente com um indivíduo, mas que mexe num plano histórico modificando os acontecimentos temporais e em leis.
O homem quando vem ao mundo esta inacabado e tem necessidades a ser supridas, devendo os educadores e a família trabalhar para o que o caracterize, expresse-se de forma adequada dentro dos valores axiológicos destacados pela sociedade em que convive.
Para formarmos uma educação ideal devemos levar em conta o ambiente em que o indivíduo esta inserido valorizando a sua cultura e seus valores.
A infância deve ser vista de uma forma especial pela sua vitalidade e força para efetuar conquistas, ela estando num meio onde tudo a estimula virá a ser um adulto preparado para efetuar mudanças radicais dentro da sociedade onde vive e com quem convive.
As atitudes são tendências ou predisposições relativamente estáveis das pessoas para atuar de certa maneira. São as formas pelas quais cada pessoa realiza sua conduta de acordo com valores determinados.
Para que o conhecimento se transforme em referência de atuação é preciso mobilizar todos os recursos relacionados com o componente afetivo. O papel e o sentido que pode ter o valor da sociedade, ou o respeito às minorias, não se aprende apenas com o conhecimento do que cada uma destas ideias representa.
Muitos dos valores que se pretendem ensinar se aprendem quando são vividos de maneira natural; e por isso só é possível quando o ambiente de aula, as decisões, organizativas, as relações interpessoais, as normas de conduta, as regras de jogo e os papéis que se atribuem a uns e a outros correspondem àqueles valores que se quer que sejam aprendidos.
Desejar que os alunos assumam como valors a tolerÂncia com os demais e a aceitação da diversidade, suas opiniões, suas maneira de ser e suas crenças exige a presença em sala de aula, de um clima em que se atue de acordo com estes princípios. Este clima deve se traduzir em atividades que impliquem conviver, que não se limitem à simples realização de trabalhos mais ou menos acadêmicos, mas que proponham tarefas em que seja necessário aceitar a diferença: trabalho em grupos, visitas, passeios, atividades recreativas, etc.
É muito importante, os conteúdos de aprendizagem a serem avaliados não serão unicamente conteúdos associados às necessidades do caminho para a universisdade. Será necessário, também, levar em consideração os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que promovam as capacidades motoras, de equilibrio e de autonomia pessoal de relação interpessoal e de inserção social.
A aprendizagem por mais que se apoie num processo interpessoal e compartilhado, é sempre, em última instÂncia, uma apropriação pessoal, uma questão individual.
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